03 set Dicas para oferecer cuidado centrado no paciente
Como o próprio nome indica, cuidado centrado no paciente é uma estratégia de atendimento em que o paciente é o protagonista. Ou seja, não é analisado apenas do ponto de vista clínico, mas também por aspectos mentais, emocionais e socioeconômicos.
O cuidado centrado no paciente
O cuidado centrado no paciente é uma abordagem em que o paciente e seus familiares participam das decisões que envolvem a sua saúde.
Ou seja, esse modelo se baseia em uma parceria benéfica entre os prestadores de cuidados em saúde, pacientes e familiares.
Para que isso ocorra, o paciente e a família devem se tornar participantes ativos na tomada de decisões sobre os cuidados que envolvam a sua saúde.
Isso vai transformar o atendimento profissional, fazendo com que ele se torne mais personalizado e ocorra de acordo com as demandas individuais de cada paciente.
A importância do cuidado centrado no paciente
O sistema médico em geral e também muitas instituições, por muito tempo, visavam o tratamento de doenças e não o cuidado de uma pessoa com doenças.
O cuidado centrado no paciente busca o oposto disso e quer estabelecer comunicação entre os agentes de saúde e o paciente. Essa abordagem promove empatia e estabelece laços de confiança entre todos os envolvidos.
Isso traz vários benefícios. Por exemplo, quando o paciente confia na equipe médica, fica mais propenso a obedecer às orientações e seguir o tratamento à risca.
8 formas de promover cuidado centrado no paciente
Respeite as necessidades e individualidades de pacientes
Cada paciente deve ser avaliado de forma individual e o plano de tratamento deve ser definido de acordo com suas demandas.
O paciente também deve ser mantido informado e deve fazer parte de todas as decisões sobre os cuidados com sua saúde.
Coordene e integre o cuidado
Os membros da equipe de cuidados em saúde do paciente devem estar em sincronia no atendimento e apresentar um esforço unido. Assim, o paciente não se sente vulnerável ou mal informado em nenhum momento.
Informe e eduque com paciência
Explique ao paciente sobre o diagnóstico e tratamento. Faça isso com cautela, levando em conta as expectativas e preocupações dele.
Ofereça conforto físico
Melhore a experiência do paciente e deixe-o confortável durante todo o atendimento.
Alivie a ansiedade
Lidar com o medo e a ansiedade são tão fundamentais quanto lidar com a própria doença. E isso ajuda com que o paciente tenha autonomia em seu tratamento.
Envolva familiares e amigos
Os familiares e amigos devem ser envolvidos e tratados com respeito, levando em conta suas preocupações com o paciente. Eles são uma parte fundamental nesse processo.
Continuidade e transação
Certifique-se de que o paciente compreende todos os passos em relação ao seu tratamento. Ele deve se sentir motivado a continuar se cuidando em casa.
Ofereça acesso ao cuidado
Facilite contato com a equipe médica tanto quanto possível, para que o paciente se sinta seguro e amparado.
Como você acompanhou, o cuidado centrado no paciente requer uma estrutura conectada, em que as informações do paciente estejam sempre acessíveis por toda a equipe médica. Neste sentido, a interoperabilidade oferecida pelos sistemas Celk podem auxiliar sua equipe.
Ela disponibiliza dados de forma integrada. Assim, sua gestão tem em mãos as ferramentas necessárias para conhecer o paciente a fundo e de forma descomplicada. Clique aqui e conheça as soluções Celk.