Como evitar exames desnecessários em sua unidade de saúde?

médica e paciente analisam exame de raio-x

Como evitar exames desnecessários em sua unidade de saúde?

É bastante comum sairmos de uma consulta médica com a solicitação de diversos exames que, algumas vezes, nem sabemos para que servem, não é mesmo? 

E, depois de um tempo, pode acontecer de irmos em outro médico e acabarmos com outros pedidos. Alguns até repetidos! 

Essa situação é incômoda para os pacientes. E, para os órgãos de saúde, representam gastos desnecessários. Neste texto, você entenderá porque a situação acontece e algumas formas de melhorar.

 

Por que evitar exames desnecessários?

Realizar muitos exames ou fazer exames repetidos traz altos custos para o setor de saúde e também para o paciente, caso faça particular. 

Nessa situação, além dos custos do exame, existe todo o processo de marcação, retorno com o médico, entre outros. 

Tudo isso gera custos e um fluxo de pacientes maior do que o necessário. Ou seja, além da questão financeira, as equipes médicas ficam sobrecarregadas. Além disso, a marcação de exames desnecessários pode indicar algumas lacunas no processo de gestão da unidade de saúde. 

 

O que leva ao excesso de exames marcados?

Existem diversas variáveis que influenciam na marcação de exames. Por exemplo:

  • A atuação do médico: caso não tenha acesso fácil aos dados dos pacientes, ou não use corretamente recursos diagnósticos, o profissional pode pedir mais exames do que o necessário.
  • O comportamento do paciente: caso não haja atendimento humanizado, o paciente pode pensar que o médico que pede poucos exames não é tão atencioso. 
  • Gestão da unidade de saúde: se trabalha com sistemas que não se comunicam, ou não tenha acesso ao histórico completo do paciente, a unidade de saúde não dá subsídios para manter um baixo número de exames marcados.

 

Como diminuir custos com exames desnecessários?

Existem diversas estratégias disponíveis para diminuir o número de exames desnecessários de uma unidade de saúde. Por exemplo:

  1. Humanização de saúde para analisar o histórico do paciente de forma integral.
  2. Acompanhamento dos pacientes e realização de medicina preventiva.
  3. Manutenção detalhada do histórico médico do paciente.
  4. Distribuição dos dados de cada paciente a todas as equipes médicas.

Boa parte destes procedimentos pode ser aplicado através de um software de gestão em saúde. 

 

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