01 maio Como melhorar a eficiência operacional em gestão de saúde
Eficiência operacional significa fornecer serviços com o maior aproveitamento de recursos possível. Em saúde, isso significa atender ao maior número de pessoas com agilidade e sem desperdícios de recursos humanos ou materiais.
Mas, como melhorar a eficiência operacional em gestão de saúde? A resposta está no investimento em tecnologia. Isso porque sistemas integrados oferecem maior agilidade em diversos processos.
O que é eficiência operacional?
Em síntese, significa aprimorar processos para melhorar resultados e diminuir custos de operação, sem reduzir a qualidade das entregas.
Portanto, qualquer projeto com essa finalidade busca encontrar brechas para melhorias em diversas etapas da cadeia produtiva.
Normalmente, as soluções são inovadoras e garantem maior agilidade a cada etapa.
Um segmento que ilustra bem o conceito é o automotivo. Ao longo das décadas, são desenvolvidos maquinários que tornam a montagem dos veículos mais rápida.
Elas permitem escalar a produção, diminuem a chance de erros e se revertem em economia para cada montadora.
A eficiência operacional em gestão de saúde passa por um caminho semelhante. No entanto, o principal avanço tecnológico são sistemas modernos, não a criação de maquinário.
Como alcançar eficiência operacional em saúde?
A área de informática é fundamental para melhorar o desempenho e os custos da operação em saúde. Elas tornam processos ágeis e oferecem grande valor agregado.
Um exemplo simples são os sistemas de gestão. Por meio deles é possível ter uma operação 100% digital, sem uso de papel. Assim, fica mais simples arquivar, acessar e organizar os dados.
Estes sistemas de gestão integrada oferecem:
- Automatização de processos.
- Redução de tempo de funcionários em processos burocráticos.
- Integração de cadastros e informações.
- Segurança e credibilidade no acesso aos dados.
Tudo isto se converte em eficiência operacional, já que economiza tempo e recursos com agendamento de consultas ou dispensa de medicamentos, por exemplo.
Para usar a tecnologia para aumentar a eficiência operacional em gestão de saúde, é necessário ter atenção a estes pontos:
- Encarar os recursos de TI para saúde como oportunidade de investimento, e não como mero gasto.
- Investir em um sistema de gestão moderno e confiável.
- Treinar a equipe para utilizar corretamente no dia a dia.
- Investir em treinamento também para os gestores, para melhor tomada de decisões.
A eficiência operacional de gestão em saúde é um objetivo complexo, mas completamente alcançável.
E fica mais simples se você tiver ao seu lado sistemas completos e eficientes de gestão. Este é o caso das soluções da Celk, especialista em tecnologia para gestão em saúde.
Nossas soluções já ajudaram organizações a:
- Reduzir em 45% o número de pacientes faltosos
- Reduzir em 20% a dispensação de medicamentos
- Reduzir em 25% os problemas com exames laboratoriais
É um software completo para gestão, com módulos que se adaptam à realidade de cada organização para melhorar a eficiência operacional na gestão de saúde.
Conheça nossos cases e entenda porque somos referência e estamos em mais de 250 municípios do Brasil!