31 out Tecnologia aplicada à Gestão de Saúde
Como os novos recursos de TI podem ajudar as organizações de saúde
Gerir uma organização de saúde como um hospital, uma clínica ou mesmo uma instituição pública como uma UBS – Unidade Básica de Saúde ou AMA – Assistência Médica Ambulatorial é um grande desafio para os seus dirigentes. Uma série de questões precisam ser levadas em consideração, não basta ter uma boa equipe e profissionais qualificados, é preciso ter organização e infraestrutura para oferecer um atendimento completo, integral e de qualidade.
As tecnologias do mercado estão avançando cada vez mais no setor da saúde, além de aparelhos modernos que atendem a área de medicina diagnóstica, hoje, é possível contar com sistemas e serviços que organizam a gestão de saúde, ordenam uma base de dados mais completa e oferecem uma visão consistente e abrangente de toda a organização de saúde. Um estudo realizado pela consultoria Accenture entrevistou 500 médicos e revelou que 70% deles têm mais proficiência no uso de prontuários eletrônicos agora, do que há dois anos. Além disso, 63% dizem que o uso da TI na área de saúde reduziu o tempo das consultas.
Outra questão muito debatida atualmente é a conectividade e o acesso rápido às informações, tanto por parte da equipe de saúde, quanto pelo próprio cidadão, que muitas vezes acaba sendo apartado desse processo e demora para obter os resultados e análises clínicas que necessita. Outra análise da Accenture aponta que 61% dos profissionais brasileiros já usam ferramentas de TI para observação dos pacientes e para otimizar o tempo da consulta, enquanto só 38% optaram por procedimentos eletrônicos para administração.
Gestão moderna e integrada
Quando falamos de tecnologia integrada ao processo de gestão, existem alguns pontos que são imprescindíveis para organizar um sistema eficiente e assertivo, são eles:
- Automatização de processos básicos;
- Integração de cadastros e informações;
- Sistema ininterrupto com acesso direto a diferentes áreas da saúde;
- Integração de dados e relatórios com o SUS (Sistema Único de Saúde);
- Redução de tempo e processos burocráticos;
- Sistema seguro e confiável.
Quando o objetivo é dinamizar o atendimento e realizar uma gestão moderna e conectada com as transformações digitais, essa é apenas uma pequena relação dentre tantos outros pontos que precisam ser observados. Recursos como prontuário eletrônico (integrado ao Ministério da Saúde), lista de espera pública, controle de leitos e higienização, administração de novas coletas, gráficos e resultados de exames, entre outras atividades podem ser integradas e atualizadas em tempo real, para reduzir custos, otimizar tempo e melhorar o atendimento prestado.
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