4 dicas de como promover humanização em saúde

médica examinando paciente sorridente com estetoscópio, em exemplo de humanização em saúde

4 dicas de como promover humanização em saúde

Diferente do que pode parecer, a humanização na saúde não deve ser feita somente pelos médicos e enfermeiros. Ela deve ser buscada e realizada por todos os funcionários no ambiente hospitalar e clínico. 

 

Sendo assim, o desenvolvimento dessa conduta deve incluir também ferramentas que vão ajudar no dia a dia de todos. Neste texto, você aprenderá os principais pontos sobre o conceito. 

O que é a humanização em saúde?

O foco de um atendimento humanizado é o relacionamento entre corpo médico e pacientes.  

Quando isso é feito, o diagnóstico fica mais simples. O profissional analisa o paciente como um todo, enxerga seu histórico como paciente, e não somente o atendimento que está acontecendo. 

Promover humanização em saúde significa modificar a forma como os profissionais de saúde agem. Por meio de um relacionamento cordial e de confiança, é possível também prevenir, conscientizar e estimular uma rotina mais saudável. 

Por fim, o tratamento humanizado tem ainda como objetivo a diminuição da preocupação do paciente, o acolhimento de sua dor e a aproximação dele com os profissionais de saúde. 

Como ter um atendimento mais humanizado?

Acolher e entender as necessidades do paciente

Acolher é entender as necessidades físicas e psicológicas do paciente. Isso permite um atendimento personalizado e também faz com que o paciente tenha mais confiança no profissional.

Além disso, deve-se escutar as necessidades do paciente e enxergá-lo como uma pessoa complexa, não apenas como uma doença. Em muitos momentos ele pode dar informações que serão importantes para o tratamento e diagnóstico, por mais que inicialmente possam não estar diretamente relacionadas.

Também é fundamental sempre usar uma linguagem adequada, para que o paciente entenda as informações que você deseja passar. 

Focar no ambiente de atendimento

Prestar bastante atenção no ambiente em que o paciente será recebido e atendido é muito importante. Isto é, focar sempre em um ambiente confortável, limpo e silencioso. O paciente deve se sentir seguro, acolhido e isso ajudará ele a ter uma boa experiência. 

Treinar equipes de atendimento

Toda a equipe deve estar alinhada em como agir e como tratar os pacientes. Afinal, o atendimento começa logo na recepção. Então o vínculo profissional-paciente deve ser criado por todos, desde a chegada dele na unidade de saúde. 

Dessa forma, é ideal que toda a equipe seja treinada e capacitada para que o objetivo de humanizar o atendimento seja alcançado por todos.

 

Usar softwares para gestão em saúde

Diversas instituições de saúde não conseguem promover um atendimento mais humanizado por conta do acúmulo de processos e consultas. Isso pode acontecer por falta de organização durante a administração do local. 

Com o auxílio de um software para gestão dos processos, é possível realizar diversas tarefas. Com isso, os profissionais têm mais autonomia e agilidade para dar atenção aos pacientes e implementar a humanização em saúde. 

Com a ajuda do software, por exemplo, é possível ter fácil acesso ao histórico completo do paciente, conseguindo, assim, diagnósticos mais assertivos, além de ganhar agilidade no atendimento. Tudo isso é bom tanto para o profissional quanto para o paciente. 

Para conhecer mais sobre este tipo de software, conheça o Celk Saúde, solução para otimizar a gestão em saúde pública.