Como funciona a integração de sistemas da Celk?

médica de jaleco e com estetoscópio no pescoço usando notebook em cima de uma mesa

Como funciona a integração de sistemas da Celk?

Neste texto, você conhecerá as possibilidades de integração do Celk Saúde. São integrações entre nossas próprias soluções, e entre sistemas gerenciados pelo Ministério da Saúde.

Para entender como elas funcionam, é preciso conhecer o conceito de interoperabilidade. Significa, basicamente, a integração de dados de diferentes sistemas. Em saúde, significa ter acesso a todas as informações de um paciente de forma unificada, independentemente do nível de saúde.

Assim, torna- se mais prático trabalhar com dados de atenção primária, atenção especializada, urgência, emergência, vigilância em saúde, além de fornecer dados ao Ministério de Saúde para tomada de decisão. 

Como funciona a integração entre produtos da Celk?

O Celk Saúde se organiza por meio sua linha de produtos para os 3 principais segmentos da área de saúde (atenção a saúde, regulação a saúde e vigilância a saúde). Cada produto é composto de diversos tipos de recursos que agrupam diversas funcionalidades. Eles são:

  • Atenção Primária: atende todos os fluxos de trabalho em uma Unidade Básica de Saúde, além de contar com os seguintes recursos avançados:
    • Cidadão
    • Famílias
    • Ouvidoria da Saúde
  • Atenção Especializada: atende todos os fluxos de trabalho dos diversos tipos de unidades de atenção especializada
  • Urgência Móvel: atende todos os fluxos de trabalho da operação de uma unidade de Urgência Móvel
  • Vigilância Sanitária: atende todos os fluxos de trabalho relacionados com as atividades sanitárias.
  • Complexo Regulador: atende todos os fluxos de trabalho em um complexo de regulação de internações.

O Celk Saúde é uma plataforma única para realizar todas as operações que o cliente contratou. 

Por exemplo: informações de um atendimento médico realizado em uma Unidade de Pronto Atendimento podem ser posteriormente consultadas no prontuário do paciente quando for realizar um atendimento clínico em uma Unidade Básica de Saúde. 

O resultado é um prontuário único com todas as informações sobre a vida clínica de um paciente. Assim, diferentes unidades de saúde têm acesso aos mesmos dados, dependendo dos produtos e recursos contratados.

 

O CELK Saúde tem integração com outros sistemas?

É possível manter os sistemas de tomada de decisão do Ministério da Saúde sempre atualizados com as soluções da Celk. A plataforma tem diversas integrações e fluxos de recebimento e de envio de informações. 

Inclusive, estas integrações externas atendem diversas regulações e normativas das entidades de saúde. É importante ter estes dados sempre atualizados, para garantir consistência e compatibilidade com as definições técnicas padronizadas do Ministério da Saúde. 

 

Quais as vantagens das integrações entre sistemas?

A interoperabilidade otimiza o fluxo de trabalho dos profissionais de Saúde Pública. Por meio dela, todas as informações registradas durante o atendimento ficam disponíveis para consulta.

Isto é possível porque o Celk Saúde foi concebido e evoluiu atendendo aos melhores padrões de mercados relacionados com a integração e interoperabilidade entre sistemas.

Isto é extremamente importante para garantir o acesso universal dos profissionais a esses dados. A partir daí é possível implementar o conceito de saúde centrada no paciente. 

O desafio não é apenas digitalizar o prontuário eletronicamente, mas sim tornar pacientes e sociedade como coautores no registro de suas informações médicas. Acreditamos que este é o caminho para tornar as ações públicas de saúde ainda mais assertivas e econômicas. 

Por isso, desenvolvemos um rol completo de soluções para gestão em saúde pública. Conheça alguns de nossos cases e entenda na prática como sistemas em nuvem podem elevar a sua gestão em saúde para o próximo nível.