20 mar Senador Canedo investe em melhorias para a gestão de saúde pública
Senador Canedo recebe o sistema Celk Saúde que passa a atender mais de 110 mil habitantes do município. A nova solução de gestão de saúde pública, implantada através de parceiros Celk que prestam serviços à cidade, passa a operar em todas as unidades públicas. Com módulos direcionados, o sistema passa a responder as necessidades de cada espaço abrangendo desde o atendimento inicial até o registro de prontuários eletrônicos e aplicativos para Agentes Comunitários de Saúde. O município conta com 23 unidades básicas de saúde, 3 prontos socorros, 1 unidade de pronto atendimento e 1 centro de especialidade, restando apenas uma maternidade municipal a ser informatizada.
Em 2015, Senador Canedo foi citada entre as 50 cidades pequenas mais desenvolvidas do Brasil, ocupando a quarta colocação no ranking e somando um PIB de aproximadamente 3,4 bilhões. De acordo com dados do MTE/RAIS, o setor da indústria de transformação vem se destacando e apresentou um crescimento de 18%, já o setor de serviços foi o que mais empregou no município, o que inclui o subsetor de Administração Pública, com um crescimento de 72,02%.
“O sistema da Celk levou para a gestão de saúde pública da cidade maior controle e regulação na avaliação dos exames e consultas especializadas. Outro fator que está sendo aprimorado é o uso pontual de ferramentas político/sociais como aplicativos mobile para atender a toda rede municipal e ao cidadão.” complementa Rodrigo Santana, Diretor Executivo da Celk Sistemas.
Atualmente Senador Canedo possui cerca de 60 mil cadastros de pacientes e gera 73 mil atendimentos, totalizando cerca de 157 mil tipos de atendimentos. O sistema está em um processo de implantação gradativa, iniciada pela Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e se expandindo para outros locais. O foco das melhorias consiste em levar para o município um serviço mais humanizado, resultados com maior assertividade para os gestores, mais qualidade no ambiente de trabalho para os profissionais, além do recadastramento de todos os usuários do SUS, evitando a duplicidade de cadastro e complicações no atendimento.