29 ago Tecnologia aplicada ao setor de Vigilância Sanitária pode reduzir custos e aumentar a eficiência nos processos de fiscalização
O sistema de Vigilância Sanitária, hoje regulado pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), tem como objetivo principal promover e fiscalizar a saúde da população por meio do controle sanitário em diversas frentes. Sua atuação engloba desde a produção e comercialização de produtos e serviços, até ambientes, processos, insumos e tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos e fronteiras.
Todas as 5.570 cidades do Brasil são fiscalizadas pela Vigilância Sanitária e, segundo dados do IBGE, aproximadamente 97,8% dos municípios têm uma estrutura específica para atendê-la, além de contar com cerca de 6,5 milhões de profissionais empregados. Se levarmos em consideração que o país contabiliza uma população total de 208,4 milhões de pessoas, conseguimos entender a importância do avanço tecnológico no campo da saúde e a necessidade de investimentos em recursos que otimizem e potencializem a atuação dos órgãos públicos na promoção de saúde para a vida dos brasileiros.
Digitalização dos serviços públicos – Celk para Vigilância Sanitária
Com o avanço crescente das tecnologias para cidades, o desenvolvimento de softwares para gestão pública e a evolução de soluções cada vez mais completas para o setor de saúde, hoje já é possível contar com sistemas e serviços que organizem os processos de gestão de saúde, estruturem uma base de dados mais completa e ofereçam uma visão consistente e abrangente de todo o quadro de atendimento. Pesquisas apontam que a aplicação da TI na área, reduz em aproximadamente 63% o tempo das consultas, além dos avanços computados com a inclusão da conectividade, que permite um acesso rápido às informações e facilita o uso e a interação tanto por parte da equipe de saúde quanto por parte do usuário.
Além de apoiar diferentes áreas como atendimento à atenção básica e especializada, gestão hospitalar, laboratorial, entre outras, a Celk Sistemas oferece um módulo exclusivo para a Vigilância Sanitária municipal e a sua integração junto ao cidadão. Ele possibilita a organização de todas as demandas realizadas e disponibiliza informações em tempo real, simplificando os processos e reduzindo o tempo gasto pelos profissionais de fiscalização.
Economia e praticidade para os gestores e muito mais agilidade e facilidade para o cidadão, que dispõe de recursos online sem a necessidade de deslocamento ou espera. Com o módulo de Vigilância Sanitária é possível realizar solicitações e denúncias de uma forma muito mais fácil e anônima, fazer diferentes procedimentos em uma única ferramenta como pedidos relacionados a Alvará, baixa de estabelecimentos e responsabilidade técnica, credenciamento, licenças de transportes, entre outros serviços.
Quer saber mais? Entre em contato com um representante da Celk.