14 maio Como criar um treinamento para sistema de gestão em saúde?
Neste texto, você conhecerá métodos e boas práticas para estabelecer um treinamento para sistema de gestão em saúde.
Qual a importância do treinamento para sistema de gestão em saúde?
Segundo artigos científicos da área, a falta de capacitação é um dos principais obstáculos na modernização da gestão em saúde brasileira. De acordo com esta pesquisa, existem algumas lacunas na implantação dos sistemas:
- A maioria dos colaboradores recebe apenas treinamentos básicos.
- Boa parte descobre como usar as ferramentas na prática.
- O mais comum é os mais experientes ensinarem os novatos durante as atividades cotidianas.
- Boa parte dos colaboradores gostaria de mais treinamentos.
A principal solução é a oferta de mais treinamentos para aprender a usar todas as funcionalidades do software.
Portanto, pode-se dizer que o treinamento para sistema de gestão em saúde é um passo básico. Sem a capacitação fica difícil alcançar alto nível de eficiência operacional e explorar todo o potencial do software.
Como fazer um treinamento para sistema de gestão em saúde?
Cada treinamento deve ser elaborado de acordo com as necessidades da sua instituição. Existem práticas básicas de uso que devem ser dominadas por todos, mas cada órgão de saúde tem suas particularidades.
Em outras palavras, não há um método único que pode ser seguido por todos. É necessário observar quais são as necessidades atuais da sua equipe, definir as prioridades e iniciar a partir daí.
A gestão deve organizar as atividades e buscar profissionais que possam orientar as equipes. Normalmente, a própria desenvolvedora do software oferecerá os subsídios para esta etapa, como parte da implantação do sistema.
A partir daí, é necessário organizar as equipes da seguinte maneira:
- Reservar momentos para workshops ou treinamentos coletivos ao vivo com os colaboradores, ensinando as operações básicas.
- Criar treinamentos dentro de cada área de atuação, para explicar as partes específicas de cada equipe.
- Crie cronogramas para mapear a implantação e a realização dos treinamentos.
- Criar canais para tirar dúvidas, como grupos em sistemas de troca de mensagens, fóruns ou e-mail.
- O ideal é ter um canal para que a equipe interaja e tire as dúvidas entre si, e outro de contato direto com os desenvolvedores do software.
- Realizar reuniões periódicas com as lideranças das unidades e/ou setores para acompanhar a implantação e atualizar o conhecimento do processo com frequência.
Caso não saiba como iniciar um treinamento, a principal sugestão é buscar a fabricante do seu software. A Celk, por exemplo, oferece capacitações e treinamentos para secretarias de saúde.
Assim, além de facilitar a implantação e treinamento para sistema de gestão em saúde, é possível fazer diagnósticos completos dos processos atuais.